A vida, segundo Kierkegaard

'A vida só pode ser compreendida se olharmos para trás, mas deve ser vivida para frente...'
Diários, Soren Kierkegaard.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Olhares


Eu vejo você, e você me vê. É tão simples como nesse pequeno gesto podemos dizer uma infinidade de coisas, aleatórias ou diretas. Às vezes, pessoas com longa data de convivência nem precisam dizer umas às outras aquilo que pensam ou sentem, pois são facilmente interpretadas através do olhar. Um olhar de repreensão, surpresa, doçura, ou até malícia. Sabemos o significado de todos eles quando nos deparamos com um. Ninguém nos ensinou. Foi a própria existência nos fez mestres em decifrá-los. O primeiro olhar que conhecemos é o de ternura, mas o primeiro que conseguimos decifrar é o de raiva. Quando ainda somos bem pequenos, já podemos perceber pelo olhar se uma pessoa está feliz ou triste. Mais tarde, com o olhar, decidimos quais as pessoas que gostamos e quais as que repugnamos. Então, ao ver os olhos que cruzam o seu como se pudesse decifrá-los, escolhemos a pessoa com quem queremos nos relacionar. Temos no olhar uma arma de comunicação talvez mais rápida que a própria voz. Quando alguém quer dizer algo, sabemos o que ela vai dizer se olharmos bem fundo em seus olhos.

(continua)

Um comentário:

Alexandre Lucio Fernandes disse...

"Eu vejo você, e você me vê"

A mesma frase que usei num poema meu. E é algo tão sábio. Porque os olhos podem ser tão infinitos. Como janelas da alma, podem falar tanto quanto palavras. Como se existisse uma essência que decifrasse tudo ao entrar em contato com a íris. Ela reflete com tanta maestria o que sentimos, que fica difícil compreender como, mas que fica evidente como os olhares são tão plenos e completos em passar uma mensagem.

É uma comunicação rápide mesma.
Doce e cheia de ternura.

Pra que falar, quando os olhos dizem tudo o que precisamos saber.

Texto comovente.
=)

About Me

Minha foto
Estudante de Direito, Escritora nos momentos de melancolia, melhor amiga nos momentos de felicidade e flamenguista sofredora.