A vida, segundo Kierkegaard

'A vida só pode ser compreendida se olharmos para trás, mas deve ser vivida para frente...'
Diários, Soren Kierkegaard.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Afinal, o que você quer?

Responda-me a uma pergunta que jamais, em nenhuma de minhas anteriores experiências com outras pessoas, obtive uma resposta a qual eu julgasse satisfatória. Nenhuma delas foi sequer ocasionalmente sincera muito menos verdadeiramente lívida.

Em todas, notei certo desconforto e desapego aos sentimentos que estardalhaçavam dentro da mente. Vinham fugazes. E perdiam-se entre o eco do proibido.

A pergunta era: - Afinal, o que você quer?

Tensão. Surpresa. Tudo se mistura nas mentes com uma pergunta como esta. Formam, senão, um estado mórbido em que o indivíduo tem a impressão de que tudo gira em torno de si. Vertiginoso.

Ilícito.

Ilegal.

E os vários sinônimos que puder recordar. Balançam, e fazem o temor de querer esconder o próprio ser.
O que nos faz ser quem somos e o que nos faz esconder isso? Pergunto-me, em meio às variáveis que encontro dentro de meu ser. Todas esperando uma oportunidade única de encontrar-se com a matriz e resplandecerem dentro do cristal límpido do corpo. As variáveis, meu ser repleto delas, e não temo o que elas me trazem.
É meu existencial. Todas em conjunto.

Mas os outros. Eles mentem por que temem.

E até me pergunto se não é melhor que seja assim. De alguns, prefiro não conhecer seu verdadeiro eu. O que conheço já é o bastante pra que tenha uma imagem persuadida de cada um.

Não seja tão complexo quanto eu, nem sempre é tão formidável assim.
Ser quem somos. É realmente perigoso. É realmente temeroso.

2 comentários:

Flávia disse...

ééé, ninguém nunca sabe o que quer de verdade. e quando sabe a certeza nunca dura tanto até que se possa conseguir. ééé raaro. então, às vezes conseguimos algo que nunca verdadeiramente quisemos e qua agora realmente queremos que continue sendo, ou estando, ou pertencendo a nós. surpresas boas, ou más.. (?)

marina disse...

menina com boas ideias

About Me

Minha foto
Estudante de Direito, Escritora nos momentos de melancolia, melhor amiga nos momentos de felicidade e flamenguista sofredora.