A vida, segundo Kierkegaard

'A vida só pode ser compreendida se olharmos para trás, mas deve ser vivida para frente...'
Diários, Soren Kierkegaard.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um significado para existência
Modo de ser próprio do homem. [Cf., filosofias existenciais.]

Afinal, quem ditas as regras? Quem define o que está certo e o que está errado, ou o que é verdadeiro e falso, ou mesmo, quem dita os padrões de beleza?
Embora um fato não seja concreto, será que ele não pode ser julgado verdadeiro quando prevalecer na opinião da vontade geral? Não na vontade de todos, que é a somatória de interesses privados, egoístas. Mas na vontade geral, que é o interesse comum, coletivo, onde não há “propriedade”. Como não há propriedade, todos serão iguais, ou seja, terão os mesmos interesses. Terão uma verdade.
Mesmo não havendo provas de certo fato, ele pode, então, ser considerado verdadeiro quando prevalecer na mente dos indivíduos de certo grupo que tenha interesses afins. Para que algo exista, e seja uma verdade, basta somente que alguém acredite naquilo. Muitas pessoas vivem e provam a inexistência de fatos e forças nas quais eles não tem crença. No mundo delas, em suas mentes, entre suas verdades, aquilo nunca terá espaço para existir.
Porém, há alguém que acredita. E na simples crença – embora de forma abstrata – aquilo será uma existência, uma verdade. De acordo com os conhecimentos, e entre outros significados, o verdadeiro é aquilo mais convincente, o melhor. Desde que as pessoas acreditem, e tenha convicção daquele fato, ele será verídico e poderemos dizer que ele Existe.
Não é engraçado que o falso, sendo então o mais convincente, possa ser chamado de verdadeiro?
Não posso ter uma certeza absoluta se sequer acredito no certo e no errado.
E será que não há algo a mais? A mais do que aquilo que podemos ver, crer, ouvir, sentir, sonhar, pensar... Algo que vá além de simples palavras, simples pensamentos, simples teorias.
Uma verdade.

(Teoria baseada nos estudos de Jean-Jacques Rousseau)

Nenhum comentário:

About Me

Minha foto
Estudante de Direito, Escritora nos momentos de melancolia, melhor amiga nos momentos de felicidade e flamenguista sofredora.